Thomas Young (1773 - 1829) foi quem, pela primeira vez, comprovou que há interferência da luz quando dois feixes luminosos se cruzam. O esquema utilizado por Young está mostrado na fig. 1.
Idéia do experimento:
Fig. 1: Esquemas de montagem de Young para interferência. Você pode utilizar uma lanterna ou um laser para incidir a luz sobre um papelão com 2 fendas
Na fig.1 tem-se que a luz emitida por uma fonte de luz atravessa um pequeno orifício, difratando. Na frente desta onda há dois orifícios F1 e F2 fazendo com que a onda novamente seja difratada. As ondas luminosas assim obtidas se superpõem, originando uma figura de interferência.
No anteparo obtém-se regiões claras e escuras. As regiões claras são aquelas em que dois vales ou duas cristas se superpõem. Temos neste caso uma interferência construtiva (fig. 2a).
As regiões escuras são aquelas em que um vale e uma crista se superpõem. Neste caso temos uma interferência destrutiva (fig. 2b).
(a) (b) |
b) Duas fontes pontuais em uma cuba gerando pulsos circulares
As fontes, sendo periódicas, fazem com que as cristas estejam sempre separadas de uma mesma distância, que é o comprimento de onda, .
Quando duas ondas se superpõem pode ocorrer:
- Duas cristas (uma de cada fonte), ao se interceptarem, formam uma crista dupla, produzindo regiões brilhantes sobre o anteparo.
- Duas depressões (uma de cada fonte) se interceptando e produzindo regiões escuras sobre o anteparo.
Ondas Estacionárias:
Uma idéia é seguir o vídeo abaixo, ou use sua criatividade e crie/pesquise algum experimento relacionado às ondas estacionárias.
http://www.youtube.com/watch?v=pDkd-vO1x9k
Questões
- Interferência é uma propriedade das ondas. Explique-a.
- Explique a interferência construtiva e a interferência destrutiva.
- O que acontece quando duas ondas se superpõem?
- O que são ondas estacionárias? Identifique os nós e os ventres das ondas estacionárias no seu experimento.
- Identifique o primeiro e o segundo harmônico no seu experimento de ondas estacionárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário